RESENHA - Cidade Murada

19:51:00


Título: A Cidade Murada
Autor: Ryan Graudin
Editora: Seguinte
Páginas: 400
Ano: 2015

"Existem três regras para sobreviver na Cidade Murada:
1. Correr muito;
2. Não confiar em ninguém;
3. Andar sempre com uma faca."


Como toda boa bookaholic, eu adoro virar a internet de cabeça para baixo, fuçando tudo até encontrar os melhores blogs e booktubers. Desde o meio do ano passado eu acompanho stalkeio o Victor Almeida no canal Geek Freak e, quando eu vi a resenha dessa maravilha, pensei: Marianna, você precisa ler esse livro para ontem.

A história é narrada a partir do ponto de vista de três personagens: Mei Yee, irmã de Jin Ling, foi vendida pelo pai para um dos bordeis que ficam dentro dos limites da Cidade Murada. Um lugar sujo, cercado por fome, pobreza e doença. Jin Ling, uma menina forte e esperta que finge ser menino para se proteger e procurar pela irmã nos bordeis da cidade. E Dai, um personagem misterioso que precisa cumprir uma missão para se ver livre da cidade de uma vez por todas.

A realidade das ruas de Hak Nam é dura. Muitas pessoas passam fome, principalmente as crianças de rua. Para sobreviver, elas se tornam violentas e adotam bandos. Prostituição, roubos e assassinatos são coisas mais que comuns na rotina do lugar. Tanto que, em alguns momentos, você para e pensa: "Como ninguém repara nessa pessoa se esvaindo em sangue no meio da rua?" Ninguém repara porque a morte já faz parte da paisagem. 

No meio de toda essa bagunça, uma entidade se autointitula responsável por manter a ordem no local, a Irmandade, máfia controlada por Longway também conhecido como dono da porra toda.

Aos poucos, os caminhos dos personagens vão se cruzando e, quando o bicho começa a pegar, você simplesmente não quer largar o livro. Tem ação, tem drama, tem romance e tem você, correndo pra comprar essa maravilha assim que terminar de ler essa resenha.

Fiquei surpresa por essa história não ser tão conhecida (pelo menos não pelas pessoas que eu conheço). A narrativa fluida de Ryan, a originalidade da trama e o carisma de seus personagens são a fórmula certa para o sucesso.

Curiosidades:

Cidade Murada é ambientada em Hak Nam, a cidade murada de Hong Kong. Esse lugar realmente existiu. Inicialmente, ela servia como forte militar para os chineses, sendo posteriormente arrendada para as colônias britânicas. Hak Nam foi evacuada em 1993 e demolida em 1994.

Hak Nam, a Cidade Murada de Hong Kong


You Might Also Like

0 comentários

Instagram

Seguidores