Métodos de Escrita - Como Eu Me Organizo Quando Estou Escrevendo

23:05:00


Muitas pessoas me perguntaram como eu faço para estruturar as minhas estórias e como eu me organizo para garantir que eu não vou me perder dentro do universo que estou criando. É importante frisar que o que eu faço não é uma regra, cada escritor trabalha de um jeito. Este é o que funciona melhor para mim. :D

Então, vamos lá?

1 - Como você faz para não esquecer as ideias de outras estórias?


Nesse caso eu uso dois sistemas complementares. Primeiro eu passo tudo o que eu sei sobre a estória em questão para um doc que fica salvo no meu Dropbox. E, depois, eu escrevo o título provisório dela e coloco no meu mural de ideias. Nesse mural elas ficam de stand by, esperando eu terminar o livro em que eu estiver trabalhando no momento ou ficar mais consistente na minha cabeça.

2 - Como você escolhe os lugares onde a trama se desenvolve?

Disposição de Construções e florestas em Sherwood, cidade criada para o meu livro Clube da Meia-Noite.
Eu amo criar cidades e até mesmo países fictícios. Gosto de sentir como eu posso usar o ambiente ao meu favor. Então o que eu faço é bem simples: pesquiso sobre flora, clima e fauna de lugares semelhantes ao que eu quero criar e escolho o que eu acho que funciona.

Feito isso, o próximo passo é tornar tudo palpável pra mim. Então, além de desenhar como uma criança uma planta do meu cenário, gosto de desenhar mapas detalhados e estudar as rotas por onde os personagens vão passar.

3 - E os personagens?

Eu sei o quanto isso pode soar como loucura, mas a verdade é que os personagens ADORAM encher a minha cabeça de coisa. Reclamam disso, dizem que vão fazer e acontecer, mas só essa falação não basta para construir uma trama coesa e concisa! Por isso, antes de começar qualquer narrativa, eu preencho um formulário que peguei de um curso livre da MIT. Nele eu respondo perguntas sobre os aspectos físicos e psicológicos da cada personagem, além de destrinchar a motivação de cada um dentro da trama e o que está no caminho deles.

Mas eu estaria mentindo se não dissesse que as coisas que eu mais amo são fazer os mapas astrais e "escalar" as pessoas que vão encarnar meus personagens. Os mapas astrais abaixo são dos protagonistas do livro em que estou trabalhando atualmente. 




Prova de que eu amo ver o circo pegar fogo: juntei um capricorniano com uma leonina! meu casal favorito.
Na minha cabeça eles são assim:

Adam
Amélie

Max
4 - Como você não perde o controle de tudo isso?


Antes de começar a escrever eu monto o esqueleto da estória colocando os eventos em ordem cronológica. Desta forma, consigo visualizar como as coisas vão se encaixando e como vão dando forma às minhas ideias. Essa estrutura não é engessada, muito muda até o fim do livro, mas isso faz com que eu consiga construir um caminho sólido do início até o final.

Essas são só algumas das dicas que eu uso e amo. Gostou? Quer mais alguma dica? Tem alguma sugestão? Não esqueça de deixar aqui embaixo!

You Might Also Like

0 comentários

Instagram

Seguidores