RESENHA - Sonata Em Punk Rock

11:08:00

Eu estava doida pra ler esse livro desde o ano passado por três motivos: 1) eu AMO a Babi Dewet. Sério. Que pessoa, que energia boa; 2) Eu AMO rock (mesmo que a minha vibe seja mais progressiva/brit pop que punk); 3) Porque eu comecei a descobrir a minha paixão por música clássica no começo do ano passado.

Então, quando li a sinopse, pensei: vai ser divertido mergulhar em uma história com um universo vibrante e cheio de música.

Então, foi muito mais que apenas "divertido", foi incrível!


Título: Sonata em Punk Rock
Autor: Babi Dewet
Editora: Gutenberg
Páginas: 300
Classificação:



Sinopse:
Por que alguém escolheria uma orquestra se pode ter uma banda de rock? Essa sempre foi a dúvida de Valentina Gontcharov. Entre o trabalho como gerente do mercado do bairro e as tarefas de casa, o sonho de viver de música estava, aos poucos, ficando em segundo plano. Até que, ao descobrir que tem ouvido absoluto e ser aceita na Academia Margareth Vilela, o conservatório de música mais famoso do país, a garota tem a chance de seguir uma nova vida na conhecida Cidade da Música, o lugar capaz de realizar todos os seus sonhos.No conservatório, Tim, como prefere ser chamada, terá que superar seus medos e inseguranças e provar a si mesma do que é capaz, mesmo que isso signifique dominar o tão assustador piano e abraçar de vez o seu lado de musicista clássica. Só que, para dificultar ainda mais as coisas, o arrogante e talentoso Kim cruza seu caminho de uma forma que é impossível ignorar.

Em um universo completamente diferente do que estava acostumada, repleto de notas, arpejos, partituras, instrumentos e disciplina, Valentina irá mostrar ao certinho Kim que não é só ele que está precisando de um pouco de rock’n’roll, mas sim toda a Cidade da Música.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Eu acompanho os trabalhos da Babi desde a época de Sábado à Noite, então tive a oportunidade de acompanhar toda a evolução e o amadurecimento da escrita dela, que fica melhor a cada livro que passa.

Para mim, Sonata em Punk Rock é um livro importantíssimo para todos os adolescentes (não importando o gosto musical deles). O livro é cheio de tanta coisa linda que fica até difícil saber por onde começar. Vou tentar definir ele em 4 palavras.

1) DIVERSIDADE: pessoas de todas as formas e cores deixam a história mais rica, mais viva e mais brasileira! Por que se tem uma coisa que me incomoda é pegar um livro que se passa no Brasil e só tem gente branca do cabelo claro e do olho claro.

2) SORORIDADE: essa palavrinha maravilhosa que entrou há pouco tempo na vida de várias mulheres e que ainda é desconhecida por outras. Em Sonata não rola aquela coisa estúpida de "a menina nova veio desbancar o talento antigo". Muito pelo contrário, a forma como a Valentina reconhece, admira e respeita o trabalho das outras mulheres (até daquelas com que não se dá bem) é linda.
E passa uma mensagem imprescindível: meninas, esse mundão tem espaço para todas nós brilharmos e sermos incríveis no que amamos. E podemos ser ainda mais incríveis se ficarmos juntas e nos unirmos.



3)FEMINISMO: sim! Aquela palavrinha que assusta muitas meninas! Há alguns meses conversei com meus primos, que são adolescentes, e percebi como a visão deles a respeito do feminismo tinha sido deturpada por pessoas que não conhecem/entendem o movimento. Assim como eles, muitas meninas ainda não entendem a beleza desse movimento que só vem agregar coisas boas à vida das mulheres.
A Babi apresentou para nós mulheres fortes, empoderadas, em posições de liderança, e escreveu cenas maravilhosas que explicam de uma forma bem simples o quão maravilhoso o feminismo pode ser. Além de deixar claro que nós, mulheres, não estamos aqui para sermos um pedaço de carne bonito para ser admirado, desejado e tocado (sem a nossa permissão).

4) PERSEVERANÇA: não basta ter um super talento. NADA nessa vida vem fácil.A valorização do trabalho duro e da paixão pelo que se faz são mostrados de maneira linda nesse livro. <3



Eu podia fazer um textão digno das épocas do Orkut para falar de coisas como a trilha sonora maravilhosa, o shipp que vai te deixar sem fôlego, e do grupo de amigos que você nem conhece, mas já ama pacas. Mas aí você ia gastar tempo terminando de ler este post enquanto poderia estar lendo Sonata em Punk e Rock!

You Might Also Like

0 comentários

Instagram

Seguidores