Os melhores romances policiais que eu já li

22:57:00

Quem me conhece sabe que eu sou bem chegada num romance ou num dramalhão, mas se, além disso, o escritor consegue me entregar um plot envolvente, essas coisas podem até ficar em segundo plano que eu nem ligo. E um gênero que consegue fazer isso bem é o romance policial. Por isso, separei nesse post alguns dos melhores romances policiais que eu já li.


The Cormoran Strike Series

Tia J.K. não cansa de nos presentear com coisas incríveis, né? Depois de fazer um trabalho impecável com o universo de Harry Potter mesmo que tenha cagado um pouco as coisas com Cursed Child, ela ainda conseguiu tecer toda a trama dos livros que narram as aventuras de Cormoran Strike, investigador particular, ex-oficial Royal Military Police e filho ilegítimo de um rock star com uma groupie.
J.K. já anunciou que a série contará com cerca de sete livros (deve ser o número cabalístico dela). Até agora, já foram publicados três (Chamado do Cuco, O Bicho da Seda e Vocação para o Mal) e o quarto (Lethal White), tem previsão de sair ainda em 2017 oremos.

Por que os livros são tão incríveis?


Os personagens são muito bem construídos. Não que a gente espere menos quando assunto é J.K Rowling, mas em se tratando das personas desenvolvidas para esta saga, tenho que admitir que é um show a parte. Ela consegue pegar aquele tipinho que você odiaria em qualquer outra história, ou nem se interessaria por ele e transforma em alguém foda que você idolatra mais que tudo.

O jeito como ela trabalhou a estrutura da história também é muito bom, repetindo a fórmula que ela trabalhou na saga de Harry Potter. No primeiro livro ela apresenta os personagens e o contexto (social, relacionamentos e psicológico) em que eles estão inseridos. No segundo, ela dá uma aprofundada no background dos personagens e expande um pouco o universo. No terceiro os protagonistas finalmente se tornam o centro da trama e seus conflitos passam a ser mais explorados.

Diferente dos livros policiais que eu já li, as histórias são sim linkadas e, se você realmente quiser ficar imerso no universo, recomendo que leia todos em ordem.


Dos livros para a TV

Os livros da série Cormoran Strike já têm adaptação confirmadíssima pela BBC e distribuição garantida para alguns países pela HBO. O detetive será interpretado pelo ator britânico Tom Burke.
Cada episódio terá duração de uma hora. Eles se dividirão em três eventos específicos, seguindo a ordem de lançamento dos livros: O Chamado do Cuco (em três partes), O Bicho-da-Seda (duas partes) e Vocação para o Mal (idem).


O Mistério do Trem Azul

É claro que a Rainha do Crime, Agatha Christie, não poderia ficar de fora deste post. Eu descobri os livros dela ainda no ensino médio. Eles eram a minha fuga durante as aulas de química e física. Há muita controvérsia a respeito dos livros da escritora britânica. Há os que a idolatram (como eu) e os que preferem atacá-la julgando-a inferior ao Conan Doyle (autor de Sherlock).

Acho importante destacar que cada autor, por mais que seja do mesmo gênero, tem um estilo próprio de escrita. Uma das coisas que mais me agrada no estilo da Agatha Christie é que ela vai além do crime. Com Poirot e Miss Marple sempre inseridos no convívio dos suspeitos e vítimas em potencial, temos um olhar aproximado de cada personagem e sua provável motivação.

Ela bola o crime e te joga uma tonelada de histórias paralelas a ele. A sua missão? Separar o joio do trigo e ser capaz de identificar o que é uma distração e o quê realmente vai te levar até o assassino.
Acho que o Mistério do Trem Azul acabou se tornando um dos meus favoritos porque foi o primeiro livro em que eu consegui desvendar o crime. O que, para mim, foi algo muito emocionante. Me marcou tanto que, muito do meu estilo de escrita em Clube da Meia-Noite foi influenciado diretamente por esta leitura.


E você? Gosta de livros policiais ou de suspense? Quais são os seus favoritos?
Deixe aqui nos comentários!

You Might Also Like

0 comentários

Instagram

Seguidores